sábado, 18 de abril de 2009

Filosofia oriental é o segredo

Dao Yin Yang Sheng Gong. Não, não é erro de escrita. Estas palavras foram o segredo bem guardado do Vitória de Guimarães, que ajudou à vitória na final da Taça. Tudo se resume a exercícios físicos e respiratórios, da tradição milenar chinesa que, segundo os especialistas, potenciam o equilíbrio de energias e ajudam no controlo da ansiedade.
Paulo Araújo é o representante deste ramo da medicina chinesa na Europa. Mestre na escola de artes marciais e cultura chinesa She-Si (ver caixa), foi chamado a trabalhar com os campeões nacionais num projecto pioneiro. "O início foi estranho mas a planificação do Rogério de Paula [treinador vitoriano] foi bem feita. Pouca gente tem capacidade para estar de mente aberta e inovar com algo milenar", explica Paulo Araújo.
Este antigo comando é, aos 42 anos, a imagem viva da serenidade. Desde os seis que abraçou "o modo de vida chinês" e nesta fase final do campeonato tem trabalhado duas vezes por semana com os vimaranenses. "Foi criado um lema para esta equipa: crescer para vencer. No primeiro dia expliquei o meu trabalho e, a partir daí, foi uma conquista permanente", explica Paulo Araújo. "Neste momento, faz parte da equipa técnica do Vitória", garante Rogério de Paula, frisando: "com o acordo da direcção".
O trabalho do mestre em Dao Yin traduz-se em exercícios respiratórios ("Ganso Selvagem Contemplando a Lua", que se centra na vontade, trabalhando os rins, e o Dragão Bebe Água, que harmoniza o corpo, são os mais executados), bem como em técnicas de controlo de ansiedade e de motivação. "Para a final da Taça foi feito um trabalho específico com o Adriano Lamb. E mais não digo", atira, com um sorriso enigmático. A sua explicação para o sucesso é simples: "o Espinho é uma equipa forte, mas o Guimarães nunca perdeu o norte. Quando as equipas são próximas, a diferença está na atitude. E o sucesso não se centra num único jogador, mas na equipa. Quando um atleta está a 90 por cento, outro colega está a 110", explica.
Agora, com cerca de um mês de trabalho, o mestre Paulo Araújo acredita ter "um exército" pronto para "ganhar o campeonato". Não é por acaso que "A arte da guerra", de Sun Tzu", é o seu livro de referência.


ojogo.pt

Sem comentários: